Pular para o conteúdo

CÓDIGO ÉTICA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O uso de inteligência artificial (IA) é um elemento central no processo de transformação digital da GRUPO BARRETO que já usa IA em toda a cadeia para gerar valor agregado para clientes, produtos, funcionários e processos.

O GRUPO BARRETO continua a acompanhar os desenvolvimentos globais em termos de inovações tecnológicas e questões regulatórias e éticas.

Juntamente com outras empresas e organizações está envolvido na formulação e no desenvolvimento de um conjunto de regras para trabalhar com IA.

Com base nos requisitos fundamentais formulados pela União Europeia para IA, GRUPO BARRETO laborou sete princípios básicos que abrangem seu uso dentro da empresa.

Estes serão continuamente refinados e adaptados conforme necessário de acordo com a aplicação em várias camadas de IA em todas as áreas.

Dessa forma, o GRUPO BARRETO pavimentará o caminho para estender o uso de IA e aumentar a conscientização entre seus funcionários sobre a necessidade de sensibilidade ao trabalhar com tecnologias de IA.

Sete princípios do GRUPO BARRETO para desenvolvimento e aplicação de inteligência artificial:

Ação humana e supervisão – O GRUPO BARRETO implementa um monitoramento humano apropriado para decisões tomadas por aplicativos de IA e considera maneiras pelas quais humanos podem anular decisões algorítmicas.

Robustez técnica e segurança – O GRUPO BARRETO tem como objetivo desenvolver aplicações robustas de IA e observar os padrões de segurança aplicáveis, projetados para diminuir o risco de consequências e erros não intencionais.

Privacidade e governança de dados –  O GRUPO BARRETO estende suas medidas de privacidade e segurança de dados de última geração para o armazenamento e processamento em aplicativos de IA.

Transparência – O GRUPO BARRETO visa a explanação das aplicações de IA e uma comunicação contínua e aberta onde as respectivas tecnologias são utilizadas.

Diversidade, não discriminação e justiça – O GRUPO BARRETO respeita a dignidade humana e, portanto, se propõe a construir aplicações justas de IA e sua adesão ao Compliance da empresa.

Bem-estar ambiental e social – O GRUPO BARRETO está comprometido em desenvolver e usar aplicativos de IA que promovam o bem-estar dos clientes, funcionários e parceiros.

Isso se alinha às metas do GRUPO BARRETO nas áreas de direitos humanos e sustentabilidade, que incluem mudanças climáticas e proteção ambiental.

Prestação de contas – Os aplicativos de IA do GRUPO BARRETO devem ser implementados para que funcionem com responsabilidade.

O GRUPO BARRETO identificará, avaliará, relatará e mitigará riscos, de acordo com a boa governança corporativa.

Sobre o Projeto IA (Inteligência Artificial) – O “Projeto IA” foi lançado em 2018 para garantir que as tecnologias de IA sejam usadas de forma ética e eficiente.

Como o centro de competência do GRUPO BARRETO para análise de dados e aprendizado, ele garante o rápido compartilhamento de conhecimento e tecnologia em toda a empresa.

O Projeto IA, portanto, desempenha um papel fundamental no processo contínuo de transformação digital do GRUPO BARRETO e apoia o desenvolvimento e dimensionamento eficientes de dados inteligentes e tecnologias de IA.

%d blogueiros gostam disto: