Pular para o conteúdo

Heresia da Separatividade e o Egoísmo

julho 30, 2021

Oi, moro em São Luís, no Estado do Maranhão, estou confinado em casa, só saio quando é realmente necessário e estou muito preocupado com essa pandemia, com a economia, com as pessoas que estão sem poder ganhar seu sustendo por causa de tudo isso e como as pessoal estão encarando as coisas, Na minha cidade, um decreto estadual determina a suspensão das aulas, atividades do comércio, serviços não essenciais e outros, mas o que vejo é que para muitos, o isolamento social serve somente para não ir ao trabalho, na grande maioria aqueles que tem seus proventos garantidos, indo ou não ao serviço. A avenida litorânea, cartão postal da cidade, todos os dias está cheia de pessoas fazendo atividades físicas, passeando, talvez se tenha até dificuldade em achar estacionamento. Os bares estão abertos, algumas festas acontecendo e por aí vai.

Toda essa situação me fez pensar na filosofia Tibetana que diz que a principal causa de todos os males, conflitos do mundo, são causados pela “Heresia da Separatividade. Lúcia Helena Galvão trata muito do assunto em seus livros e palestras, ela diz que “quando retiradas todas as máscaras, lá fundo o que se encontra é o egoísmo”, é eu achar que EU sou uma pessoa e VOCÊ é outra e não estamos ligados de forma nenhum, que não temos nada haver um com o outro. Essa forma de pensar é origem da violência, da indiferença, “eu sou mais forte, eu preciso mais disso e se não posso ter posso tomar de você” e esse tipo de pensamento impede que se veja todas as pessoas do mundo como um só. Ao interceptar equipamentos hospitalares comprados por outros países, oferecendo ou dobro ou triplo, forçando empresas a cancelarem a venda para vender a eles, tirando dos outros o direito de também lutarem contra essa pandemia que instala nos países, os Estados Unidos então fazendo hoje, exemplifica bem esse tipo de pensamento. Vendo que a pandemia, antes minimizada pelo Presidente Americano, já atingiu sua força militar, chegando mesmo a isolar todo um porta aviões, os Estados Unidos proibiram a 3M e outras empresas americanas de vender produtos a outros países e mesmo dizendo, após a repercussão negativa que vão parar, fontes já disseram que a prática continuará até haver estoque.

Outro caso, semelhante a ocorridos no Brasil, que pode ser usado para explicar a que ponto pode chegar o egoísmo das pessoas é o caso da estilista uruguaia Carmela H., que ao voltar da Europa, ignorou os pedidos do governo para ficar em casa, ignorou o risco, visitou a mãe de 84 anos, e armada com o argumento, “não estou me sentindo mal e não tenho sintomas”, misturou-se com mais de 500 convidados em uma festa de casamento e em 13 de março ela foi confirmada como primeiro caso de infecção por Covid19, infectando 44 pessoas que estavam no casamento, sendo somente ela, responsável por mais da metade das infecções no pais

Quer mais um, se fala em corte de salários, suspensão de contratos de trabalho, mas O NOSSO CONGRESSO NACIONAL, rejeito o corte de salários de servidores públicos que ganham acima de 6 mil reais e também rejeitou o uso do fundo eleitoral, no valor de 3 BILHÕES, no combate a pandemia….

… a raiz de todos os males é o egoísmo.

From → Uncategorized

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: