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BOSCH Injeção Direta / A cada 06 peças diferentes para motor de INJEÇÃO DIRETA, diagnosticadas, compradas e trocadas/reparadas conosco, GANHE voucher de até 450,00, consulte condições / Já viu carros com injeção direta que antes de trocar a bateria precisa desligar algumas peças como BICO INJETORES, ALGUNS SENSORES…? Que após a troca de algumas peças é preciso fazer o reaprendizado da bateria?

agosto 31, 2019

Injeção direta de gasolina:
Novas oportunidades de negócio
2
Uma tecnologia que será cada vez mais
importante no futuro.
A injeção direta de gasolina é a base de uma
geração de motores mais limpos e económicos.
Ao mesmo tempo, contribui para a atual
tendência de redução do tamanho dos
componentes do automóvel. Os fabricantes de
veículos estão a incluir a injeção direta na
produção de motores em série e a presença
destes sistemas em equipamento original não
para de crescer. A previsão de crescimento para a
injeção direta de gasolina é de mais de 100% nos
próximos anos: dos 13% atuais para os 28% em

  1. A procura de peças de substituição e de
    serviço de manutenção nas oficinas vai crescer ao
    mesmo ritmo.
    Apoio e serviços
    A Bosch preparou serviços de apoio ao negócio
    da gasolina. Além de peças sobresselentes com a
    mesma qualidade do equipamento original, a
    gama Bosch inclui também ferramentas
    adequadas que permitirão desmontar os injetores
    de alta pressão de forma correta. Além disso, o
    inovador software ESI[tronic] vai permitir-lhe
    fazer diagnósticos e seguir as instruções de
    serviço com a máxima eficiência.
    A injeção direta de gasolina Bosch faz com que os veículos ligeiros sejam cada vez mais limpos e
    económicos. Ao mesmo tempo, cresce a procura de peças de substituição e de serviço de manutenção dos
    seus componentes. A Bosch é um parceiro forte e competente em quem pode confiar para aproveitar ao
    máximo estas oportunidades de negócio e conseguir a completa satisfação dos seus clientes.
    Injetores e bombas de alta pressão:
    Beneficie das novas tecnologias e da experiência Bosch
    Injeção direta de gasolina?
    Está a converter-se numa
    importante fonte de receitas
    para as nossas oficinas.
    Estamos a familiarizar-nos
    rapidamente com a tecnologia
    da Bosch e estamos muito
    contentes por ver que cada vez
    mais veículos a incluem no
    equipamento original – e, com
    isso, as nossas possibilidades
    de negócio aumentam e
    melhoram constantemente.
    »
    »
    Vantagens:
     Diagnóstico fiável com o ESI[tronic]
     Instruções de serviço e ferramentas
    de reparação para uma desmontagem
    tecnicamente correta
     Peças de substituição com a mesma
    qualidade do equipamento original
    3
    Princípio de funcionamento: a mistura perfeita em
    qualquer momento
    A injeção direta de gasolina consiste num circuito de
    baixa pressão e outro de alta pressão. No de baixa
    pressão a bomba elétrica de combustível (EKP)
    fornece o combustível à bomba de alta pressão (HDP)
    a uma pressão aproximada de 6 bar. A bomba de alta
    pressão comprime o combustível até 200 bar e
    fornece-o ao rail dos injetores. Depois, este distribui a
    gasolina pelos injetores de alta pressão (HDEV) a
    Sistema de injeção direta de gasolina
    partir dos quais o combustível é injetado, numa
    quantidade precisa, para a câmara de combustão.
    Desta forma, garante-se a combustão adequada da
    mistura. Graças à medição, preparação e
    fornecimento preciso do ar e do combustível injetado
    para cada tempo de combustão, o funcionamento do
    motor é extraordinariamente eficiente: alto
    rendimento com um baixo consumo de combustível e
    níveis de emissão igualmente baixos.
    Circuito de baixa pressão (≃ 6 bar)
    Circuito de alta pressão (≃40 – 200 bar)
    Bomba elétrica de combustível
    Injetor de alta pressão
    Bomba de alta pressão
    4
    Peças de substituição
  2. Junta (de teflon) do injetor de alta pressão
  3. Junta de apoio da câmara de combustão
  4. Anel tórico
  5. Fixador do injetor
    Ferramentas especiais
    Para a desmontagem dos injetores (HDEV)
    A. Extrator rotativo 0986616100
    B. Extrator de impacto deslizante 0986616101
    (a utilizar quando o injetor esteja extremamente
    preso à cabeça do cilindro)
    C. Conjunto 0986616097 com mandril de montagem e
    anel de aperto para montar a vedação da câmara de
    combustão
    A desmontagem dos injetores de alta pressão Bosch ou a substituição das juntas do injetor pode ser
    realizada de forma relativamente simples e em pouco tempo. Além das peças de substituição, a Bosch
    também oferece ferramentas especiais muito eficazes.
    Trabalho impecável: Substituição segura e eficiente dos
    injetores de alta pressão Bosch
    Montagem e desmontagem do injetor de alta pressão (HDEV)
    Manipulação correta dos injetores de alta pressão
    ff Siga as instruções de montagem e desmontagem
    do ESI[tronic].
    ff Utilize as ferramentas adequadas para a extração
    do injetor HDEV.
    ff Evite danificar o bico do injetor. Pode provocar
    uma perda de estanqueidade.
    ff Evite a contaminação com corpos estranhos e
    sujidade durante a montagem.
    ff Substitua sempre a junta de teflon do injetor
    antes de proceder à montagem.
    ff Nunca utilize ferramentas de impacto diretamente
    sobre o injetor HDEV durante a montagem do
    cilindro.
    ff Para uma montagem correta do injetor HDEV,
    lubrifique as juntas com óleo de motor sem
    silicone.
    ff Uma vez retirado e para voltar a montar o
    injetor HDEV, é necessário substituir as peças
    recomendadas (kits de serviço).
    Informação importante:
    ff As extrações/montagens têm de ser efetuadas
    com o motor frio.
    ff O circuito de combustível de alta pressão tem de
    estar despressurizado (sem pressão).
    ff Não abra os tubos de combustível com o motor
    em funcionamento.
    1
    A B
    C
    2
    3 4
    5
    Etapa do processo Instruções de montagem
    Despressurizar a
    pressão do combustível
    Trabalhos associados
    Extração do injetor
    HDEV
    Desmontagem da
    junta de teflon do
    injetor
    Montagem e calibração
    da junta de teflon do
    injetor
    Montagem do injetor
    HDEV
    Trabalhos associados
    Ensaio de fugas
    ff Retire o fusível correspondente ou desligue a bomba de
    combustível elétrica.
    ff Ligue o motor e deixe-o trabalhar até um pouco antes de ir abaixo. É
    aceitável uma pressão residual de até 5 bar.
    ff Liberte a pressão residual imediatamente depois de desligar o motor
    abrindo o circuito de alta pressão. Para isso, abra cuidadosamente a
    linha de alimentação de alta pressão.
    ff Precaução: a pressão do combustível sobe se o motor ainda estiver
    quente.
    ff Realize ensaios de funcionamento das ligações, verifique os
    circuitos de entrada e a alimentação de alta pressão. Efetue as
    desmontagens necessárias – por ex., a linha de alimentação de
    alta pressão.
    ff Ao utilizar as ferramentas de extração, coloque-as em posição
    vertical por cima do injetor. Aplicar tensão lateral sobre o injetor
    HDEV pode danificá-lo.
    ff Retire a junta de teflon do injetor usada sem danificar a superfície
    do injetor.
    Sugestão: Utilize alicates de pontas longas em muito bom estado
    para apertar a junta de teflon até partir.
    ff Coloque o mandril de montagem no injetor HDEV.
    ff Monte a nova junta de teflon do injetor à mão, ajustando-a na
    ranhura do corpo do injetor.
    ff Para calibrar a junta de teflon do injetor deslize o anel de aperto
    até ao encosto. Aplicando uma pressão moderada, 180° numa
    direção e de novo 180° para a posição original.
    ff Uma vez substituída a junta de teflon do injetor, o injetor HDEV
    tem de ser instalado nos 5 minutos seguintes para evitar que a
    junta da câmara de combustão alargue novamente.
    ff Evite os lubrificantes para a vedação da câmara de combustão.
    ff Não retire a proteção do novo injetor HDEV até ao momento de o
    instalar.
    ff Verifique com atenção a posição correta de montagem do injetor
    HDEV. Uma posição incorreta poderia dar lugar a um risco de
    incêndio.
    ff Efetue as ligações conforme as instruções do fabricante, o rail
    de combustível, circuitos de entrada e de alimentação de alta
    pressão
    ff Volte a montar o fusível ou ligue de novo o conector da bomba
    elétrica EKP.
    ff Ligue a ignição para gerar pressão na bomba elétrica de
    combustível EKP.
    ff Verificação da estanqueidade.
    ff Se o sistema de baixa pressão estiver estanque, verifique a
    estanqueidade do sistema de alta pressão com o motor ao ralenti.
    6
    Referência Bosch
    Tipo
    Importante
    Referência OE
    Jogo de peças
    Junta de teflon
    Fabricante
    Principais Modelos
    0261500005
    HDEV 1
    036906036
    VW
    (VOLKSWAGEN)
    A2 1.6 FSI; Bora 1.6 FSI; Golf IV 1.6 FSI;
    Lupo 1.4 FSI; Polo 1.4 FSI
    F00VH35001
    F00VH05003
    0261500008
    HDEV 1
    13647512081
    BMW
    760i
    F00VH35003
    F00VH05003
    0261500009
    HDEV 1
    1225303
    FORD
    Mondeo 1.8i
    F00VH35003
    F00VH05003
    0261500011
    HDEV 1
    06D906036B
    AUDI
    A4 2.0 FSI
    F00VH35003
    F00VH05003
    0261500013
    HDEV 1
    46805546
    ALFA ROMEO
    Alfa 156 2.0 JTS ; GT 2.0 JTS; GTV 2.0 JTS; Spider 2.0 JTS
    F00VH35005
    F00VH05003
    0261500014
    HDEV 1

    06F906036
    VW
    (VOLKSWAGEN)
    A3 2.0 FSI; Altea 2.0 FSI; Eos 2.0 FSI;
    Golf Plus 2.0 FSI; Golf V 2.0 FSI; Jetta V 2.0 FSI; Leon 2.0 FSI; Octavia 2.0 FSI; Passat 2.0 FSI; Toledo 2.0 FSI; Touran 2.0 FSI
    F00VH35003
    F00VH05003
    0261500016
    HDEV 1

    03C906036A
    VW
    (VOLKSWAGEN)
    A3 1.6 FSI; Eos 1.6 FSI; Golf Plus 1.4/1.6 FSI; Golf V 1.4/1.6 FSI; Jetta 1.6 FSI; Octavia 1.6 FSI; Passat 1.6 FSI; Touran 1.6 FSI
    F00VH35001
    F00VH05003
    0261500020
    HDEV 1

    06F906036A
    VW
    (VOLKSWAGEN)
    A3 2.0 TFSI; A4 2.0 TFSI; A6 2.0 TFSI; Altea 2.0 TFSI; Altea XL 2.0 TFSI; Eos 2.0 TSI/FSI; Exeo 2.0 TFSI; Golf V 2.0 GTI; Jetta V 2.0 FSI; Leon 2.0 TFSI; Octavia 2.0 RS; Passat 2.0 TSI
    F00VH35003
    F00VH05003
    0261500022
    HDEV 1
    55182672
    55192672
    ALFA ROMEO
    Alfa 159 1.9 JTS
    F00VH35005
    F00VH05003
    0261500023
    HDEV 1
    55182629
    55182629
    ALFA ROMEO
    Alfa 159 2.2 JTS; Brera 2.2 JTS; Spider 2.2 JTS
    F00VH35005
    F00VH05003
    0261500026
    HDEV 1

    06F906036D
    VW
    (VOLKSWAGEN)
    A3 2.0 FSI; Altea 2.0 FSI; Eos 2.0 FSI;
    Golf Plus 2.0 FSI; Golf V 2.0 FSI; Jetta V 2.0 FSI; Leon 2.0 FSI; Octavia 2.0 FSI; Passat 2.0 FSI; Toledo 2.0 FSI; Touran 2.0 FSI
    F00VH35003
    F00VH05003
    0261500029
    HDEV 5.1

    13537528351
    1984G4
    PSA
    MINI (BMW)
    207 1.6 THP; 3008 1.6 THP; 308 1.6 THP;
    C4 1.6 THP; C4 Picasso 1.6 THP; Cooper S,
    John Cooper Works
    2707010018
    F00VH05003
    0261500035
    HDEV 4
    A2720700187
    MERCEDES
    C 350 CGI; E 350 CGI
    a)
    F00VH05003
    0261500037
    HDEV 1
    06F906036F
    VW
    (VOLKSWAGEN)
    Golf V 2.0 GTI; Golf VI 2.0 GTI; Leon 2.0 FSI/TFSI; S3 quattro 2.0 TFSI; TTS 2.0 TFSI
    F00VH35003
    F00VH05003
    0261500055
    HDEV 5.1
    12589444
    12614736
    OPEL
    Insignia 2.0 Turbo
    2707010012
    F00VH05003
    0261500063
    HDEV 5.2

    13537568607
    BMW
    1-Serie i; 3-Serie i; 5-Serie i; X 3 xDRIVE 35 i;
    X 5 xDRIVE 35 i; X 6 xDRIVE 35 i
    a)
    F00VH05102
    0261500067
    HDEV 5.1
    55213612
    FIAT
    Alfa 159 1.8 TBi; Brera 1.8 TBi; Delta 1.8 TBi; Guilietta 1.8 TBi
    2707010018
    F00VH05003
    0261500073
    HDEV 5.1

    13537591623
    13647598785
    1984H5
    1984H7
    PSA
    MINI (BMW)
    1-Serie i; 3-Serie i; 207 1.6 THP; 308 1.6 THP; 3008 1.6 THP; 408 1.6 THP; 508 1.6 THP;
    5008 1.6 THP; C4 1.6 THP; C5 1.6 THP;
    DS3 1.6 THP; DS4 1.6 THP; RCZ 1.6 THP;
    Cooper S Countryman
    2707010033
    F00VH05003
    0261500092
    HDEV 5.1
    16600
    1KC0A
    NISSAN
    Juke 1.6 DIG-T
    a)
    F00VH05003
    0261500095
    HDEV 5.1
    35310
    2E500
    HYUNDAI
    i40 2.0 GDI

F00VH35012

0261500103
HDEV 5.2

1755981
31330778
FORD
VOLVO
C-Max 1.6 EcoBoost; Focus 1.6 EcoBoost; Mondeo 1.6 EcoBoost; S-Max 1.6 EcoBoost S60 II T3/T4/T4F; S80 II T4/T4F; V60 T3/T4/T4F; V70 III T4/T4F
2707010047
F00VH05003
0261500109
HDEV 5.2

13647597870
BMW

1-Serie i; 3-Serie i; 5-Serie i; 6-Serie i; X 1 i; X 3 i; X 5 i; X 6 i; Z 4 i

F00VH05102
0261500112
HDEV 5.1
12636111
OPEL SAAB
Insignia 2.0/2.0 Turbo; 9-5 T/Biopower
2707010034
F00VH05101
0261500119
HDEV 5.1
AG9G-9F593-BD
31339154
FORD
VOLVO
Galaxy 2.0 EcoBoost SCTi; Mondeo 2.0 EcoBoost SCTi; S-Max 2.0 EcoBoost SCTi; S60 II T5/2.0T;
V60 T5/2.0T; V70 III 2.0 T; XC60 T5/2.0 T
2707010012
F00VH05003
0261500123
HDEV 5.1
06K906036
VW
(VOLKSWAGEN)
A3 1.8 FSI/TFSI; A4 1.8 TFSI; A5 1.8 TFSI;
Leon 1.8 TSI
F00VH35007
F00VH05003
0261500129
HDEV 5.1
BG9E9F593AA
5132712
FORD
Mondeo 2.0 EcoBoost SCTi
2707010064
F00VH05003
7
Referência Bosch
Tipo
Importante
Referência OE
Jogo de peças
Junta de teflon
Fabricante
Principais Modelos
0261500136
HDEV 5.2
13647599876
BMW

M5; M6; 550 i ; 650 i; 750 i

F00VH05102
0261500147
HDEV 5.1
9487434
5159029
LR024998
5101206
LR024998
FORD
JAGUAR RANGE ROVER VOLVO
Fusion 2.0 EcoBoost; Focus 2.0 EcoBoost STS; Galaxy 2.0 EcoBoost SCTi;
Mondeo 2.0 EcoBoost SCTi;
S-MAX 2.0 EcoBoost SCTi; XJ 2.0 EcoBoost; Evoque 2.0 Si4; S80 II 2.0 T; V70 III T5
2707010056
0261500155
HDEV 5.1
1791524
31375047
FORD
VOLVO
C-MAX 1.6 EcoBoost; Fiesta 1.6 EcoBoost;
Focus 1.6 EcoBoost; Galaxy 1.6 EcoBoost;
Kuga 1.6 EcoBoost; Mondeo 1.6 EcoBoost;
S-Max 1.6 EcoBoost; Tourneo 1.6 EcoBoost;
V70 III T4/T4F; S60 II T3/T4/T4F;
V40 II T2/T3/T4/1.6T4; V60 T3/T4/T4F

2707010061

0261500160
HDEV 5.1
06H906036H
06H906036Q
VW
(VOLKSWAGEN)
A3 1.8 TFSI; A4 1.8 TFSI; A5 1.8 TFSI;
Altea 1.8 TSI; Exeo 1.8 TSI; Golf VI 1.8 TSI;
Leon 1.8 TSI; Octavia 1.8 TSI; Passat 1.8 TSI/FSI; Superb 1.8 TSI; Toledo 1.8 TSI; Yeti 1.8 TSI
F00VH35007
F00VH05003
0261500162
HDEV 5.1

06H906036G
06H906036P
VW
(VOLKSWAGEN)
A3 2.0 TFSI; A4 2.0 TFSI; A5 2.0 TFSI; A6 2.0 TFSI; Q3 2.0 TSFI; Q5 2.0 TFSI; Alhambra 2.0 TSI; Altea 2.0 TSI
F00VH35007
F00VH05003
0261500164
HDEV 5.1
06H906036N
06H906036J
AUDI
A4 2.0 TFSI; A5 2.0 TFSI; Q5 2.0 TFSI
F00VH35010
F00VH05003
0261500170
HDEV 5.1
06L906036H
06L906036E
VW
(VOLKSWAGEN)
S3 quattro 2.0 TFSI
F00VH35007
F00VH05003
0261500172
HDEV 5.2

13647639994
BMW
1-Serie i; 3-Serie i; 4-Serie i; 5-Serie i; 6-Serie i; 7-Serie i Z 4 i; ActiveHybrid; M135i; X 1 i; X 3 i;

X 5 i; X 6 i; Z 4 i

F00VH05102
0261500180
HDEV 5.1
06L906036D
VW
(VOLKSWAGEN)
A4 2.0 TFSI; A5 2.0 TFSI; Q5 2.0 TFSI;
Octavia 2.0 FSI
F00VH35007
F00VH05003
0261500186
HDEV 5.2
13537645956
BMW

5-Serie; 6-Serie; 7-Serie; X 5; X 6

F00VH05102
0261500212
HDEV 5.2
13647645960
BMW
3-Serie
F00VH05102
0261500220
HDEV 5.1
1830290
FORD
B-Max; C-MAX; Connect; Courier; EcoSport ‚14; Fiesta; Focus; Mondeo

2707010061

0261500242
HDEV 5.1
06L906036J
VW
(VOLKSWAGEN)
A1; A1 Sportback; A3 Cabriolet; A4; A5;
A5 Sportback; A6; A6 Avant; Octavia;
Golf Alltrack; Passat Variant; Polo
F00VH35013
F00VH05003
0261500244
HDEV 5.1
06L906036K
VW
(VOLKSWAGEN)
A4; A4 Allroad; A4 Avant; A5 Cabriolet;
A5 Cabriolet quattro; A5 Sportback; A6;
A6 Avant; A7 Sportback; Q5 quattro;
S1 quattro; TT Coupe; TT Roadster
F00VH35013
F00VH05003
0261500246
HDEV 5.1
06L906036L
VW
(VOLKSWAGEN)
S3 quattro; S3 Sportback quattro; TTS Coupe; TTS Roadster; Leon; Golf VII Variant;
F00VH35013
F00VH05003
0261500248
HDEV 5.1
04E906036A
04E906036E
VW
(VOLKSWAGEN)
A1 1.4 TFSI; A3 1.2/1.4 TFSI; Leon 1.2 TSI;
Leon 1.4 TSI; Octavia 1.2 TSI; Octavia 1.4 TSI; Golf VII 1.2 TSI; Golf VII 1.4 TSI; Jetta 1.4 Hybrid; Polo 1.4 TSI
F00VH35007
F00VH05003
0261500260
HDEV 5.2
13648625397
BMW
1-Serie; 2-Serie; 3-Serie; 4-Serie; 6-Serie; M 3;

M 4; X 4; X 6

F00VH05102
0261500296
HDEV 5.2
LR041652
RANGE ROVER
Discovery IV 3.0 V6; Range Rover IV 3.0 V6; Range Rover Sport 3.0 V6
a)
F00VH05003
0261500298
HDEV 5.2

8W93-9F593-BC
JAGUAR
LAND ROVER

F-Type; F-Type Coupe; XF; XJ; XK; Discovery IV; Range Rover III; Range Rover Sport

2707010047
Modelo HDEV 1
Modelo HDEV 5.1
Modelo HDEV 4
Modelo HDEV 5.2
a) Consultar lista de peças individuais nos nossos catálogos
8
É indispensável dispor de um diagnóstico fiável na oficina para que o serviço de manutenção com
componentes de injeção direta de gasolina seja feito de forma segura e eficiente. O ESI[tronic] é a ajuda
perfeita para o conseguir. Nas duas páginas seguintes apresentamos um resumo das etapas de
diagnóstico mais importantes.
Para um diagnóstico rápido e fiável:
ESI[tronic], o software Bosch para oficinas
Etapas do ensaio Valor de referência Instruções para o ensaio Análise
Diagnóstico do injetor de alta pressão (HDEV)
Verificação da
resistência do
injetor HDEV
Verificação da
válvula (curtocircuito)
Verificação do
perfil da
corrente
1,00 – 1,60 ohm

1 Mohm
Valores do sinal:
ff Ligue o equipamento de diagnóstico aos
terminais do injetor HDEV utilizando o
conjunto de cabos de verificação
ff Ligue cada um dos terminais do injetor
HDEV ao equipamento de diagnóstico
utilizando o conjunto de cabos de verificação
ff Mantenha o segundo cabo do dispositivo
ligado ao corpo da válvula
ff Ligue ao cabo do terminal 2 do injetor HDEV
uma pinça de corrente de 30A
ff Selecione a medição da corrente num
intervalo de 30 A/5 m no osciloscópio
Possíveis causas para o padrão
de sinais/valores medidos:
ff A resistência de transferência
entre a unidade de comando
e o injetor HDEV é demasiado
alta
ff Falha de isolamento na
bobina do solenoide
ff Falha mecânica, por ex.
agulha da válvula partida
ff Injetor HDEV defeituoso
ff Substituir
Os valores medidos não
coincidem com o intervalo
de valores de referência:
ff Injetor HDEV defeituoso
ff Substituir
Os valores medidos não
coincidem com o intervalo
de valores de referência:
ff Injetor HDEV defeituoso
ff Substituir
Equipamentos de diagnóstico Bosch – por exemplo:
ff Equipamento de auto-diagnóstico KTS 340, 840, 870 ou 890
ff Analisador de sistemas FSA 500, 050 ou FSA 7xx
ff Pinças de corrente para KTS/FSA 1 687 224 969
ff Conjunto de cabos de verificação 1 687 011 208
ff Analisador dos gases de escape BEA 350
Tenha em conta:
ff Os circuitos de combustível de baixa e alta
pressão têm que ser estanques.
ff Preste atenção à voltagem correta do
sistema (voltagem da bateria e ligação à
terra na unidade de comando do motor).
HDEV5.1 HDEV5.2
Iboost 7.6…11 A 9.4…12.7 A
Istart 3.1…5.8 A 3.8…6.2 A
Ihold 2.2…3.4 A 2.7…3.4 A
➀ Iboost ➁ Istart ➂ Ihold
Ensaio de
isolamento
(injetor HDEV
extraído)
1 Mohm a 1000 V
durante 2 segundos
ff Ligue cada um dos terminais do injetor HDEV
ao equipamento FSA 050 utilizando o conjunto
de cabos para o ensaio
ff Mantenha o segundo cabo do dispositivo
ligado ao corpo da válvula
ff Cuidado, alta tensão! Não toque na configuração
do ensaio nem nos componentes em
circunstância alguma durante a realização do
teste. Preste atenção às instruções de segurança
e ao manual de funcionamento
ff Inicie o ensaio de isolamento com uma voltagem
de 1000V premindo o botão
ff Termine o ensaio premindo de novo o botão

Os valores medidos não
coincidem com o intervalo
de valores de referência:
ff Injetor HDEV defeituoso
ff Substituir
9
Etapas do ensaio Valor de referência Instruções para o ensaio Análise
Verificação do
perfil de voltagem
Verificação
de fugas do
circuito de
combustível
Verificação
de fugas do
injetor HDEV
Valores de voltagem:
Uboost: 62 – 68 V
Ubatt: 9.2 – 12.0 V
Pressão de combustível
no rail após aprox.
10 min. > 4 bar
Valores medidos após
aprox. 5 s depois de
inserir a sonda de
verificação de emissões
< 200 ppm HC
valor medido 25
segundos depois
< 100 ppm HC
Diferença entre os cilindros
< 200 ppm HC
ff Selecione a medição da voltagem num
intervalo de 100V/5 m no osciloscópio
ff Ligue o motor a frio e deixe-o ao ralenti
durante um máximo de 30 segundos
ff Desligue o motor e observe o
comportamento da pressão do
combustível, por ex. através da leitura
dos valores reais ou de um relógio de
pressão
ff Ligue o motor a quente e deixe-o ao
ralenti durante um máximo de 30
segundos
ff Desligue o motor e espere 5 minutos
ff Retire a vela do cilindro 1 e introduza
imediatamente a sonda de verificação de
emissões
ff Controle o valor dos Hidrocarbonetos
HC durante 30 segundos e anote o valor
máximo
Atenção:
ff Não retire as velas dos outros cilindros
ao mesmo tempo
ff Uma única gota de combustível dentro
da câmara de combustão pode fazer com
que o valor de HC suba acima de 500
ppm
Possíveis causas para o
padrão de sinais/valores
medidos:
ff A resistência de
transferência entre a
unidade de controlo e o
HDEV é demasiado alta
ff HDEV defeituoso
ff Unidade de controlo
defeituosa
Possíveis causas de erro:
ff Fugas nos circuitos ou
problemas nas ligações
do circuito, injetor HDEV,
bomba de alta pressão
ou rail
ff Se o valor de HC exceder
os 200 ppm, os injetores
HDEV têm fugas
ff O injetor HDEV tem de
ser substituído
1987EP0986850 RBIB-AA/SEI-CMS1 PO (06.15)
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Equipamento, peças e serviços:
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A Bosch, fabricante líder, oferece às oficinas um programa completo para
incrementar a eficácia e a qualidade na sua atividade diária.
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